Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Controle de Zika Vírus em containers: entenda por que é realizado

Para que os processos de importação e exportação possam ser realizados de maneira adequada, segura e com vistas na prevenção de riscos e passivos é extremamente importante que se tenha atenção a uma série de fatores. Um dos pontos de cuidado é em relação a presença de vetores e pragas quarentenárias, o que faz com que muitas vezes seja necessário o controle de Zika Vírus em containers.

Qual o tratamento que controla o Zika Vírus em containers?

A presença de vetores e pragas quarentenárias é questão sanitária extremamente importante no trânsito internacional, o que leva muitos países a criarem normas e outros dispositivos para restringir a entrada de cargas contaminadas em seus territórios.

Diante disso, medidas de controle de vetores e pragas devem ser tomadas na origem das cargas, demandando que os exportadores realizem o tratamento dos containers como forma de evitar que suas cargas sejam retidas ou rechaçadas ou que o controle seja realizado no destino, normalmente com custos elevados e muitos transtornos ao exportador.

O tratamento para controle do Zika Vírus em containers, também conhecido como ‘fumigação de containers’ ou ‘desinsetização de containairs’, é bastante eficiente e ágil e consiste na combinação de dois processos: a pulverização e a nebulização (também conhecido como fog) de inseticidas registrados para este fim, cuja aplicação é realizada no interior do container com o objetivo de eliminar possíveis focos de larvas e mosquitos Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e o zika vírus, garantindo as condições sanitárias da sua exportação e atendendo a demanda dos países importadores.

O tratamento para controle do Zika Vírus é realizado com produtos autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por se tratar de um procedimento complexo e que faz o uso de produtos químicos, é fundamental que ele seja realizado por empresas autorizadas e por profissionais com experiência na área.

QUERO RECEBER UM ORÇAMENTO AGORA

O que é o certificado Zika Free?

Para evitar a infestação de pragas quarentenárias e vetores como o Aedes Aegypti, muitos países exigem a apresentação do certificado Zika Free que atesta a não presença do mosquito Aedes. Essa exigência teve seu início na China após o desencadeamento de uma epidemia de Zika Vírus no Brasil, registrada em 2015.

Para que seja realizada a emissão do certificado Zika Free, todo o container deve passar por um tratamento, que também é conhecido como fumigação, a fim de eliminar os possíveis focos ou larvas do mosquito responsável por transmitir a dengue, a febre chikungunya e o Zika Vírus.

A Bioseta oferece a solução de controle de Zika Vírus em containers para exportação, que atende a demanda sanitária dos países importadores e auxilia na redução de riscos ao exportador.

Você gostou deste texto sobre controle de Zika Vírus em containers? Aproveite e assine a nossa newsletter para receber os nossos conteúdos na sua caixa de entrada do e-mail.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções