Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Tratamento Fitossanitário em madeira: o que é e qual a finalidade?

Todos os dias, milhares de cargas circulam no trânsito internacional. Bens industrializados, commodities, produtos de origem mineral, animal e vegetal, dentre outros, transitam pelo comércio internacional para atender uma infinidade de objetivos de consumo.

Porém, para que se tenha segurança sanitária, bem como, para proteção da população e do meio ambiente dos países importadores, cada país, além de atender todas as normas internacionais, como a NIMF 15 por exemplo, pode desenvolver suas próprias medidas de proteção, o que normalmente resultam na geração de leis, normas e até embargos a determinados produtos.

Isso acontece devido ao fato de que, conforme está sendo transportado, existe a possibilidade que se tenha a infestação de vetores e pragas quarentenárias. Podendo assim impactar diretamente o ecossistema de um país.

Para a exportação da madeira como produto, lembrando que a madeira também pode ser utilizada como embalagem, muitos países exigem a realização do tratamento fitossanitário em madeira, o que também é conhecido como ‘fumigação de madeira’ ou ‘fitossanitário do produto madeira’.

Afinal, o que é tratamento fitossanitário em madeira?

O tratamento fitossanitário em madeira é uma medida que tem como objetivo principal eliminar da madeira bruta toda e qualquer possibilidade de infestação de vetores e pragas quarentenárias. Os vetores e pragas quarentenárias que se alojam na madeira, podem ser avassaladores para a saúde da população e também para a economia dos países.

Por determinação internacional, o tratamento fitossanitário deve ser realizado nas operações de exportação, conforme a legislação do país de destino. No Brasil, a regulamentação do tratamento fitossanitário fica a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que disciplina os processos de tratamento fitossanitário em madeira por meio de instruções normativas, bem como avalia e credencia as empresas que podem realizar o tratamento fitossanitário em madeira para exportação.

É obrigatório que o tratamento fitossanitário em madeira seja realizado com o madeiramento gradeado. Dessa forma todas as faces da madeira recebam o tratamento. Desse modo todos ficam livres da contaminação por pragas quarentenárias. 

Importante: o tratamento fitossanitário de madeira em fardos é proibido, uma vez que todas as faces da madeira precisam ficar expostas ao processo de tratamento, podendo a empresa receber pesadas multas e até perder seu credenciamento junto ao MAPA. Neste caso, o exportador precisará arcar com grandes prejuízos relacionados a presença de pragas fitossanitárias em sua exportação, expondo-se inclusive o rechaço de sua carga ao Brasil.

Quais os principais tipos de tratamentos fitossanitários para madeira bruta?

Para que a exportação de madeira bruta possa ser realizada com segurança, há dois tipos de tratamentos fitossanitários indicados: tratamento HT e tratamento KD HT. Confira a seguir, as principais características de cada um:

Tratamento HT
É realizado em estufas fixas ou móveis, com temperatura mínima de 56ºC no interior da madeira durante o processo de tratamento.

Tratamento KD HT
É realizado em estufas fixas, com atendimento às exigências de tempo e temperatura, durante o processo de secagem.

Pensando na sua segurança, conformidade legal, qualidade e atendimento às exigências internacionais, a Bioseta realiza o tratamento fitossanitário em madeira para exportação. O tratamento fitossanitário em madeira deve ser feito em conformidade com as normativas do mercado internacional e dos países de destino, uma vez que quando infestada, a madeira pode trazer graves prejuízos.

Quer saber mais sobre o fitossanitário em madeira? 

Acompanhe o blog e confira nossos conteúdos exclusivos. Aproveite também para solicitar um orçamento gratuito de tratamento fitossanitário em madeira.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções