Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

4 motivos para fazer a limpeza de coifas e exaustores

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a contaminação alimentar é uma das principais causas de internações hospitalares por intoxicações e infecções. Diante disso, é fundamental que as cozinhas, principalmente as industriais, estejam com a descontaminação e a higienização de coifas, exaustores e dutos sempre em dia, uma vez que nesses ambientes são produzidas refeições para muitos colaboradores periodicamente.

Mas afinal, no que consiste a higienização de coifas em ambientes industriais?

Antes de compreender o que é a limpeza de coifas industriais, é importante saber que as coifas têm o objetivo de eliminar os contaminantes e os odores do ar ao sugar, filtrar e mandar para fora do ambiente tudo o que esteja infectando a cozinha.

Com isso, a manutenção desse sistema deve ser realizada a cada 4 meses, conforme recomendação da Anvisa. Essa necessidade se deve ao fato de que no sistema de exaustão é comum que sejam formadas incrustações provocadas por partículas de gordura, névoa de óleo, fumaça, vapor d’água, gases de combustão e poluentes, os quais são os responsáveis por colocar em risco a saúde das pessoas, a qualidade dos alimentos e a segurança dos usuários.

Desse modo, a higienização de dutos deve ser feita de maneira frequente e por profissionais que sejam capacitados na área, visto que esse tipo de sistema é complexo e com diferentes particularidades, o que exige do profissional a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) para a higienização conforme as condições higiênico-sanitárias previstas pela Portaria/ANVISA 326 e Resolução – RDC/ANVISA nº 216.

Quais os motivos que fazem com que seja necessária a limpeza de coifas?

A higienização de coifas, dutos e exaustores é fundamental para manter a saúde e a segurança das cozinhas industriais. Após a realização da limpeza, se tem muito mais equilíbrio na temperatura e na qualidade do ar ambiente. Com isso, os principais motivos que fazem com que seja essencial e necessária a manutenção desse sistema são os seguintes:

Risco de incêndio

A falta de limpeza da coifa e de todo o sistema de exaustão acarreta em acúmulo de gordura e de gases em seu interior, os quais podem resultar explosões e incêndios. Vale ressaltar que quanto mais gordura se tem acumulada nas superfícies, maiores são as chances de incêndios e explosões.

Contaminação alimentar

A gordura armazenada nos sistemas de exaustão pode gotejar de volta para a área de cocção e assim contaminar os alimentos que estão sendo preparados. Em um ambiente industrial, isso é muito grave tendo em vista que os funcionários podem vir a ter diversos problemas intestinais.

Atração de pragas urbanas

Apesar de muitas pessoas não imaginarem, as pragas urbanas e insetos venenosos contaminam o sistema de exaustão que não está higienizado, causando danos à saúde e a estrutura do imóvel.

Ambiente insalubre

Com o grande acúmulo de gordura no sistema de exaustão, a cozinha fica com as paredes e o chão engordurados, além disso a fumaça deixa o ambiente desagradável e insalubre para os funcionários que estão realizando as suas atividades em um ambiente com falta de higienização.

Em uma cozinha industrial, o sistema de exaustão tem a função de promover a retirada dos vapores e gases que surgem com o processo de cozimento dos alimentos, mantendo o ambiente livre de fumaça e demais odores. O descuido na manutenção desse sistema pode trazer consequências gravíssimas como o risco à vida humana, perda de equipamentos e até mesmo a paralisação das atividades de maneira temporária ou definitiva.

Para evitar que a cozinha seja um vetor de incêndio e contaminação alimentar, é necessário seguir todas às normas da Anvisa conforme a portaria 326, resolução 216 e requisitos estabelecidos pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF). Essa necessidade faz com que seja fundamental o investimento na higienização de coifas de cozinhas industriais.

Evite problemas desnecessários devido à falta de manutenção adequada da cozinha da sua indústria, CLIQUE AQUI e solicite um orçamento gratuito e personalizado.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções