Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?

Com a chegada das altas e das baixas temperaturas, o aparelho de ar-condicionado é uma grande alternativa para manter a temperatura agradável dentro dos ambientes.

No entanto, o que nem todos sabem é que há indicações de temperaturas ideais quando o assunto é climatização. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro! 

A temperatura ideal para os quartos

Quem mora em regiões de temperaturas extremas, o uso do ar-condicionado para dormir é quase que uma regra, principalmente com as altas temperaturas. Para aqueles que não querem passar muito frio à noite, o recomendado é que a temperatura do ar-condicionado seja ajustada entre 20ºC e 23ºC.

Hoje em dia, muitos aparelhos apresentam funcionalidades noturnas que fazem com que o equipamento regule automaticamente o seu desempenho, reduzindo ou aumentando a temperatura no decorrer da noite, ou até mesmo desligando o aparelho quando o ambiente já está climatizado. 

 Ar-condicionado no ambiente de trabalho

Em um local com várias pessoas, é comum que algumas sintam mais calor e outras menos. Essa oscilação faz com que seja impossível chegar a um consenso comum quanto à temperatura do ar-condicionado.

No entanto, para que esse assunto não cause divergências nos ambientes laborais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que os aparelhos de ar-condicionado estejam regulados entre 20ºC e 23ºC.

Essa orientação leva em conta fatores como baixa na produtividade e problemas respiratórios, em caso de temperatura muito baixa. E sonolência e desconfortos quando a temperatura está muito alta. 

Temperatura recomendada para a sala de estar

Para aquelas famílias que têm o hábito de ficarem reunidas na sala de estar, o ar-condicionado também é excelente para trazer conforto aos moradores. Nesse ambiente da casa, o ideal é que a temperatura do ar-condicionado oscile entre 23ºC a 26ºC. Caso esteja muito quente, o morador pode ajustar a temperatura para 20ºC a 23ºC.

Economia e a temperatura certa do ar-condicionado

O ajuste da temperatura do ar-condicionado, além de garantir um ambiente confortável, proporciona outro benefício que é a redução do consumo de energia elétrica

Quando o aparelho não está regulado em temperaturas muito altas ou muito baixas, tem-se um funcionamento mais equilibrado do ar-condicionado. Ou seja, o  motor não precisa fazer um grande esforço para atingir a temperatura escolhida e, consequentemente, não consumirá muita energia, o que auxilia, inclusive, no tempo de vida útil do equipamento.

Na hora de ajustar a temperatura do ar-condicionado, você já sabe: opte pelos 23ºC e garanta mais saúde, conforto e economia. 

Não esqueça também de manter em dia a higienização, que remove fungos, bactérias, vírus e demais alérgenos que ficam acumulados no aparelho e que são os responsáveis por diversas doenças respiratórias, inclusive podendo tornar os ambientes insalubres e passíveis de desenvolver doenças ocupacionais.

Você pode se interessar também:

Coronavírus e o uso do ar-condicionado

Sanitização e limpeza de ar-condicionado são a mesma coisa?

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções