Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Cuidado com a qualidade da água do chimarrão

O Dia do Chimarrão é celebrado no dia 24 de abril, mas para os gaúchos não há dia nem hora para cevar um bom chimarrão. No entanto, para que o mate seja de qualidade é muito importante que se tenham alguns cuidados na hora do seu preparo como:

  • A erva-mate escolhida;
  • Acessórios utilizados (cuia e a bomba);
  • Temperatura da água do chimarrão;
  • Qualidade da água.

O tipo de erva, por exemplo, reflete diretamente no sabor da bebida, podendo ser mais ou menos amarga, pura ou com a adição de chás. O tamanho da cuia deve ser adequado à quantidade de pessoas que a utilizarão, para que a água não esfrie rápido demais. O material da bomba interfere em sua durabilidade e até no sabor do mate.

Em relação à temperatura ideal, os especialistas sugerem que seja algo entre 60º e 70º, quando a chaleira começa a chiar – não menos, para não comprometer o sabor e a experiência; nem mais, para não queimar a erva.

Porém, um ponto frequentemente ignorado na hora de preparar o chimarrão diz respeito à qualidade da água do chimarrão.

Em 2016, a capital dos gaúchos enfrentou problemas relacionados ao abastecimento da água, que apresentava gosto e cheiro impróprios para consumo. Para garantir a qualidade e preservar o clássico sabor do bom e velho mate gaúcho, os moradores da região se viram obrigados a trocar a água da torneira pela água mineral no preparo da bebida.

Como é possível preservar a qualidade da água do chimarrão?

Para garantir uma água do chimarrão de qualidade, é importante que se tenham cuidados básicos como a preservação e a limpeza periódica das caixas d’água, que deve ser realizada a cada seis meses e, sempre que possível, por profissionais capacitados.

Em alguns casos, para garantir a qualidade da água, pode ser indicada a utilização de filtros que poderão realizar a retenção de partículas e a remoção do gosto de cloro da água.

E nos casos de abastecimento de água de poços artesianos, deve-se ter um controle químico e sanitário especializado, a fim de evitar o consumo de água imprópria, que possa desencadear diversas doenças.

Você sabe quais são as principais doenças desencadeadas pelo consumo de água de poço contaminada? Clique aqui, baixe agora o nosso e-book e fique por dentro do assunto!

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções