Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

A importância da análise de água

A análise de água é de grande importância, ainda mais quando destinada ao consumo humano, conforme parâmetros informados na Portaria de Consolidação Nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Dessa forma, conseguimos assegurar se a água distribuída é de confiança, ou seja, se está isenta de micro-organismos ou substâncias físico-químicas que podem ser prejudiciais à saúde das pessoas.

Uma das principais questões de saúde pública é a qualidade da água potável oferecida aos consumidores. Para consumir a água com total segurança, é preciso ficar atento às especificações das análises físico-químicas e microbiológicas de água, pois, assim, terá garantia de que a água está em condições ideais para o consumo.

Em todo mundo, a água contaminada, associada à falta de saneamento básico, mata cerca de 1,6 milhões de pessoas durante o ano.

Quais parâmetros são analisados?

As exigências dos padrões físico-químicos e biológicos são diferentes para cada uso, ou seja, a qualidade da água é um padrão relativo. Por isso, existem legislações específicas que regulamentam os limites dos parâmetros permitidos e adequados para os diferentes usos da água.

A Portaria de Consolidação Nº 5/2017 do Ministério da Saúde, por exemplo, determina os padrões de qualidade para água potável, os quais são bastante rígidos, tendo em vista que será ingerida.

A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal, entre outros requisitos da mesma legislação.

Embora a maioria das bactérias analisadas não seja patogênica, a presença em excesso delas pode representar riscos à saúde, por indicarem indiretamente a presença de contaminantes. A existência de coliformes também pode ocasionar a deterioração da qualidade da água, provocando odores e sabores desagradáveis.

Como é feito a análise de água?

A análise de água passa por alguns processos, como coleta, transporte adequado, e, por fim, análise. Entenda abaixo como funciona cada etapa.

  • Coleta: Há de se tomar diversos cuidados para evitar eventuais contaminações e perdas e, de tal forma, garantir a integridade e a representatividade da amostra a ser analisada.
  • Transporte/Armazenamento: Após a coleta, as amostras devem ser acondicionadas adequadamente em caixa térmica, com uma quantidade de gelo adequada para manter as amostras refrigeradas até o momento da análise da amostra.

O escopo de análise vai variar de acordo com a finalidade que daremos para aquela água (Água Potável, Água para Higiene de Materiais de Saúde (CME), Água para Hemodiálise entre outros tipos). Mas de maneira geral, podemos resumir em dois tipos de análises principais: análises microbiológicas e as análises físico-químicas.

Qual a diferença de análises microbiológicas e análises físico-químicas?

  • Análises microbiológicas: as análises microbiológicas servem para indicar a presença de patógenos prejudicais à saúde ou se existe algum tipo de contaminação na rede de distribuição ou, ainda, das condições de higiene de reservatórios e bebedouros. Servem para uma análise crítica dos dados extraídos, analisando se a água está nos padrões legais para a sua utilização e gerar laudos adequados.
  • Análises físico-químicas: servem para validar parâmetros tanto físicos (como temperatura, sabor, odor, cor, turbidez e condutividade elétrica), como os químicos (pH, alcalinidade e a dureza) da água.

Benefícios adicionais da análise de água

Garantir a qualidade da água é essencial para a saúde das pessoas, para a segurança de processos produtivos e para a conformidade legal da sua empresa, por isso, é fundamental o monitoramento periódico de parâmetros por meio de análises físico-químicas e microbiológicas.

A partir de uma boa análise, é possível estimar exatamente quais ações e quão efetivas elas devem ser para se adequar ao estabelecido por lei.

A Bioseta oferece a solução completa de coleta e análise para o monitoramento da qualidade da água e o atendimento a requisitos legais com a emissão de laudos e relatórios para os diversos usos.

Quer saber mais? Fale com nossos especialistas!
(51) 3396-6161
comercial@bioseta.com.br

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções