Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Secretaria da Saúde do RS emite alerta para surto de doença que causa diarreia aguda

ATENÇÃO: Secretaria da Saúde do RS emite alerta para surto de doença que causa diarreia aguda

Matéria vinculada ao GZH 07/10/2021

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu nessa quinta-feira (7) um alerta para o surto da Doença Diarreica Aguda (DDA), que já afeta 25 cidades gaúchas. A DDA é uma doença gastrointestinal que tem como principal sintoma a diarreia, mas também pode ocasionar dor abdominal, náusea, vômito e febre.

Segundo a nota, os surtos da doença foram identificados desde o final de agosto e, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus. Segundo a Vigilância Epidemiológica, já há uma investigação que busca determinar a causa do surto em outros municípios.

A transmissão da doença se dá, principalmente, através do consumo de água ou alimentos contaminados. No caso do norovírus, ela ainda pode ocorrer através do contato com superfícies contaminadas.

As cidades que estão em alerta são Dois Irmãos, Esteio, Morro Reuter, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Nova Prata, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, São Marcos, Pinto Bandeira, Santa Maria, Lavras do Sul, Colorado, Saldanha Marinho, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Horizontina, Tucunduva, Santa Rosa, Santo Cristo, Barra Funda e Sarandi.

É importante salientar que o alerta traz recomendações para os profissionais da saúde, escolas e creches. A indicação é de que a população faça o consumo apenas de água de fontes confiáveis, higienize as mãos e lave bem os alimentos e utensílios.

Creches e escolas que preparam refeições devem guardar amostras de 100g ou 100 ml de todos os alimentos preparados, incluindo bebidas, em embalagens de primeiro uso apropriadas para alimentos e identificadas com, no mínimo, a denominação e a data da preparação. Essas amostras devem ser armazenadas por 72 horas sob refrigeração, em temperatura inferior a 5 ºC. Caso algum aluno apresente sintomas, ele deve ser isolado dos demais. Aos contaminados pela doença é recomendado repouso e ingestão de líquidos, para evitar a desnutrição.

O Portal GZH, site de notícias, publicou uma matéria acerca da situação da contaminação da água (clique na imagem para conferir):

 

Importância da análise de água

Uma das principais questões de saúde pública é a qualidade da água potável oferecida aos consumidores. Por isso, a análise de água é de grande importância, ainda mais quando destinada ao consumo humano, conforme parâmetros informados na Portaria Nº 888/2021 do Ministério da Saúde.

Para consumir a água com total segurança, é preciso ficar atento às especificações das análises físico-químicas e microbiológicas da água, pois somente assim haverá garantia de que a água está em condições ideais para o consumo. Uma água confiável para se beber deve ter passado pelas análises indicadas e estar isenta de micro-organismos ou substâncias que possam ser prejudiciais à saúde das pessoas.

Conte com a Bioseta!

A Bioseta oferece a solução completa de coleta e análise para o monitoramento da qualidade da água e o atendimento aos requisitos legais, com a emissão de laudos e relatórios para os diversos usos. Através de uma equipe técnica especializada, a Bioseta atua para garantir a qualidade da sua água e minimizar passivos em suas operações, trazendo maior segurança para sua saúde.

Não corra o risco! Fale com a Bioseta e saiba mais:
(51) 3396-6161 | (51) 99907-4155
comercial@bioseta.com.br.

Referências:  https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2021/10/secretaria-da-saude-do-rs-emite-alerta-para-surto-de-doenca-que-causa-diarreia-aguda-ckuho2c0o001g019m25dxct8d.html

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções