Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Pontos críticos da limpeza de coifas

Os 4 pontos críticos da limpeza de coifas

Para que uma cozinha profissional possa atender todas as exigências sanitárias e de saúde, é fundamental que os seus equipamentos e utensílios estejam em total conformidade com o que é exigido pelos órgãos regulamentadores. Um exemplo disso é a higienização do sistema de coifas. É ele que apresenta uma grande eficiência e importância nas cozinhas industriais. É a partir dela que é possível evitar os riscos de contaminação alimentar, bem como de incêndios.

Afinal, por que é necessário investir na limpeza de coifas?

A higienização de coifas e exaustores é um fator de extrema importância e relevância quando se fala em cozinhas industriais. Isso porque pelo fato desses locais produzirem refeições diárias para inúmeras pessoas, é essencial que eles estejam com a limpeza profissional em dia.

Essa necessidade se deve ao fato de que o equipamento trabalha sem cessar e tem como objetivo a melhora da qualidade do ar, a filtragem, sugação e eliminação da fumaça originada na preparação dos alimentos. Desse modo, quando não há a limpeza do sistema de exaustão das cozinhas profissionais é muito comum que se tenha problemas de grandes proporções como:

  • Risco de incêndio;
  • Contaminação alimentar;
  • Ambiente insalubre;
  • Atração de pragas urbanas e proliferação de bactérias.

No momento em que é realizada a limpeza dos sistemas de exaustão, de maneira profissional e em conformidade com o que é exigido pela Anvisa, todas as substâncias indesejáveis e sujidades são removidas. Na desinfecção é realizada a operação de redução do número de microrganismos. Esses são eliminados a partir de métodos físicos e com produtos químicos especiais.

A Anvisa recomenda que esse tipo de higienização deva ser realizada a cada 4 meses, a fim de evitar problemas de proporções maiores no ambiente industrial.

Como é possível limpar coifas da cozinha industrial?

Para que a limpeza de coifas presentes na cozinha industrial traga bons resultados, é fundamental que se tenha materiais profissionais e de qualidade, uma vez que por serem sistemas mais complexos, pode se ter casos em que equipamentos específicos sejam essenciais para a limpeza das mesmas. De maneira geral, os principais pontos críticos que fazem parte da limpeza de coifas, são os seguintes:

Acesso ao local

É fundamental que equipamentos especiais sejam utilizados na hora de se ter acesso ao sistema de exaustão. Além disso, é muito importante que o colaborador responsável pela higienização faça uso dos equipamentos de segurança (EPI’s).

Dutos

Para a limpeza dos dutos de ar é necessário que se tenha a raspagem da camada de gordura que estiver acumulada na superfície desses elementos. Em seguida, é recomendado que se aplique uma boa quantidade de solução de água e desengordurante. Logo após, deve-se ter a remoção da gordura que vai começar a escorrer pelos dutos. É neste momento que a utilização de equipamentos de alta pressão, pode ser essencial e de grande ajuda.

Segurança

Por estarem localizadas em ambientes altos, é muito importante que sejam seguidas à risca, todos os procedimentos de segurança na hora de efetuar a higienização dos locais. Essa necessidade se deve ao fato de que esse tipo de serviço apresenta alto risco de periculosidade, sendo necessário todo o suporte de segurança para a execução das tarefas, visto que é muito importante que também sejam avaliados todos os pontos referentes a instalação elétrica do local.

Rotina de trabalho

Para que a limpeza profissional das coifas possa ser feita de maneira eficiente e completa, é necessário que as atividades de trabalho sejam suspensas, ou seja, no dia em que é marcada a higienização não é possível fazer uso de nenhum equipamento da cozinha, muito menos preparar alimentos no ambiente.

A higienização de coifas de cozinhas industriais é um serviço sério e deve ser realizado por profissionais com experiência, uma vez que ela apresenta índice elevado de periculosidade ao funcionário que está executando o serviço. Além disso, devem ser utilizados materiais químicos específicos e autorizados pela Anvisa, a fim de que se tenha uma higienização completa desse tipo de sistema.

Por isso, na hora de procurar pelo serviço de higienização de coifas e demais sistemas de exaustão, procure por empresas sérias e que tenham experiência na realização desse tipo de atividade.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções