Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

A Bióloga Vitória Rech responde seis dúvidas sobre a dengue

O Brasil já ultrapassa 650 mil casos de dengue e chega a 113 mortes pela doença em 2024. A alta é de 294% na comparação com o mesmo período do ano passado. O país já soma 653.656 casos casos de dengue neste ano, segundo dados do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde desta segunda-feira. A alta é de 294% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por isso, falar sobre a dengue é de extrema importância, para que juntos possamos nos prevenir contra o mosquito. Hoje trazemos seis questionamentos sobre a dengue que foram respondidas pela Bióloga Vitória Rech, que atua na área técnica da Bioseta.


1 – Como é a transmissão?
A dengue é transmitida exclusivamente pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, que está infectado com um dos quatro tipos de vírus causadores da doença. Isso significa que uma pessoa pode ser contaminada até quatro vezes ao longo da vida, sendo cada infecção associada a um sorotipo diferente do vírus.

2 – Como o mosquito se prolifera?
O Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, tem um ciclo de vida de 45 dias, durante os quais pode depositar até 450 ovos. Quando os ovos entram em contato com a água, eclodem, dando origem à larva, que posteriormente se transforma em pupa, ambas fases aquáticas. Do estágio de pupa emerge o mosquito adulto. É crucial destacar que larvas e pupas não sobrevivem fora da água, facilitando sua eliminação nessa fase. A ausência de água interrompe o ciclo, enfatizando a importância da constante orientação para evitar o acúmulo de água parada.

3 – Qualquer pessoa pode ser contaminada?
Indivíduos de todas as idades podem contrair a doença, mas há um aumento no risco de desenvolver a forma mais grave e complicações, especialmente em mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos, aqueles com doenças crônicas e crianças com até dois anos de idade.

4 – Quantos dias após a picada do mosquito a dengue se manifesta?
Os sintomas iniciais da doença manifestam-se após o período de incubação, que varia de 4 a 10 dias após a picada do mosquito. O início dos sintomas assemelha-se a uma gripe comum. Além disso, é importante destacar que o mesmo mosquito também é responsável pela transmissão de outras doenças, como chikungunya, febre amarela e zika.

5 – Repelentes auxiliam na prevenção?
O uso correto de repelentes pode ser uma importante medida de proteção individual, ajudando a prevenir as picadas de mosquitos. É fundamental lembrar que cada produto possui um tempo de eficácia e requer reaplicação, além de não garantir uma proteção absoluta. Portanto, é crucial não negligenciar as medidas já conhecidas para evitar a proliferação do mosquito.

6 – O que fazer se tiver algum sintoma?
Ao suspeitar de dengue, é imprescindível buscar avaliação em um serviço de saúde e evitar a automedicação, uma vez que determinados medicamentos de uso comum não são adequados em casos de suspeita dessa doença. É crucial destacar que o mesmo mosquito responsável pela transmissão da dengue pode também ser portador de outras arboviroses, como Chikungunya e Zika. Assim, um diagnóstico preciso e a assistência médica tornam-se ainda mais essenciais.


A Bioseta pode te ajudar!

A Bioseta é especializada em soluções sustentáveis e inovadoras no combate ao mosquito transmissor da dengue, conheça nossas soluções e saiba como podemos proteger você e o seu negócio.

Fale com nossos especialistas e saiba podemos auxiliar você e sua empresa a se prevenir contra o mosquito transmissor da dengue.

Fale com nossos especialistas:

📱WhatsApp: (51) 99907-4155
📞Esteio/RS: (51) 3396-6161
📞Serra/RS: (54) 3698-9988
📞Paraná: (41) 3542-2773
📞Santa Catarina: (47) 3091-3999
✉️comercial@bioseta.com.br

Não estamos à parte. Somos parte, essa é a nossa natureza! 💚

Referências:

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/02/19/brasil-ultrapassa-650-mil-casos-de-dengue-e-tem-113-mortes-pela-doenca-em-2024.ghtml

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções