Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Ratos e coronavírus: alteração do comportamento em função da pandemia

Ratos e coronavírus: alteração do comportamento em função da pandemia

Ratos e Coronavírus: a alteração de comportamento em função da pandemia é acompanhada em diversos países. As alterações do nosso cotidiano, como a restrição de circulação, o fechamento de estabelecimentos, dentre outros, que foram impostas pela pandemia da Covid-19 além de afetar a vida das pessoas, têm afetado a vida de outros seres também, especialmente, os roedores.

Conforme explica Camila Migliavacca Alves, mestre em biologia da Bioseta: “como muitas empresas, restaurantes, shoppings e outros locais que diariamente geravam uma quantidade significativa de resíduos, reduziram ou pararam totalmente suas atividades, os ratos estão encontrando grande dificuldade para achar alimento no ambiente urbano. E para agravar ainda mais a situação, a estiagem que afeta o Rio Grande do Sul, nos últimos meses, faz com que a oferta de água, em alguns locais, também, seja escassa”.

Este cenário faz com que os roedores sejam forçados a alterar seu comportamento e hábitos. Eles estão migrando cada vez mais longe para encontrar recursos alimentares, fazendo com que ocorram em locais nunca antes vistos. Por isso, fique atento à presença desses animais! Não deixe à disposição comida para o seu animal doméstico, estabeleça horários para a alimentação. E é claro, faça o descarte adequado dos resíduos, especialmente, o orgânico.

Como evitar roedores no meu estabelecimento?

Os roedores são animais de hábitos noturnos, mas em meio à crise, podem se expor à luz do dia, se sentirem cheiro de comida. Por isso, você pode avistá-los com uma certa frequência. Outra alteração observada nas colônias de roedores é o canibalismo de recém-nascidos ou crias de ratos, além da redução da quantidade de filhotes por ninhada ou, até mesmo, a interrupção do ciclo de cio das fêmeas.

A capacidade de adaptação dos roedores é bastante conhecida, porém um estudo realizado na Universidade de Richtmond (EUA), pela professora de psicologia Kelly Lambert, sugere que seus cérebros são mais flexíveis do que se pensava, demonstrando que os roedores são capazes de dirigir um veículo feito sob medida para obter alimentos, confira no vídeo abaixo:

Manter o controle permanente de roedores é muito importante. Contate um especialista, e mantenha o seu ambiente saudável, afinal, roedores são pragas e transmitem doenças que são tão graves quanto à que o mundo todo está combatendo neste momento.

 

Fontes:
Foto de @samrowleywild
https://www.cope.es/actualidad/sociedad/noticias/ratas-sus-cambios-comportamiento-costumbres-por-coronavirus-20200418_682046
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/04/16/ratos-sofrem-para-comer-na-pandemia-e-praticam-ate-canibalismo-nos-eua.htm

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções