Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

A importância de manter a qualidade do ar em locais fechados

A qualidade do ar interior é um aspecto essencial para o bem-estar e a saúde dos ocupantes de edifícios. Ambientes como escritórios, escolas, hospitais e outros espaços públicos muitas vezes dependem de sistemas de climatização para manter a temperatura e a ventilação adequadas.

A NBR 17037 define concentrações máximas permitidas de contaminantes (como dióxido de carbono), de compostos orgânicos voláteis (COVs), de partículas suspensas no ar, de formaldeído e outros poluentes. Esses limites são estabelecidos para garantir um ambiente saudável e prevenir possíveis efeitos adversos à saúde.

Além dos limites de contaminantes, a norma também define requisitos para o projeto, a operação e a manutenção dos sistemas de climatização. Isso inclui a necessidade de limpeza e substituição de filtros, de inspeções regulares e do controle da umidade, temperatura e outros aspectos relacionados à qualidade do ar.

Essa norma regulamentadora enfatiza a importância da ventilação adequada para garantir a renovação do ar interior, permitindo a remoção de poluentes e a introdução de ar fresco no ambiente, o que contribui para a saúde e o conforto dos ocupantes.

Como garantir a qualidade do ar interior?

Nessa época do ano, manter as janelas fechadas devido ao frio e aglomerar com outras pessoas em um mesmo espaço facilitam a circulação de vírus transmitidos pelas vias áreas. Por isso, é de extrema importância que se tome alguns cuidados em relação a esses espaços.

Invista não apenas em pontos de entrada e saída do ar, como também em plantas para seu ambiente, uma vez que são boas aliadas na ventilação do espaço. Elas realizam a fotossíntese, absorvendo dióxido de carbono e liberando oxigênio, o que contribui para a renovação do ar. Também não esqueça de realizar a manutenção preventiva regularmente em seu sistema de climatização.

Para garantir a qualidade do ar no interior do edifício, é necessário realizar uma avaliação biológica e físico-química de ambientes climatizados artificialmente, seja a partir da utilização de ar-condicionado ou de outros sistemas de climatização.

A partir de uma análise minuciosa, é possível identificar concentrações dos agentes poluentes que estão afetando o espaço. Tornando, assim, plausível inserir medidas de controle que tornem o ambiente mais limpo e saudável com a redução dos riscos de transmissão de doenças respiratórias, de pele, oculares, entre outras.

Fale com a Bioseta!

A Bioseta oferece diversos serviços para qualidade do ar, tais com: elaboração e emissão do PMOC com ART, higienização de sistemas de climatização (ACJ, splits, centrais e evaporativos), sanitização do ar interior dos ambientes, higienização de dutos de distribuição de ar-condicionado, higienização de coifas em estabelecimentos do ramo alimentício e análise da qualidade do ar interior. Tudo para manter você e sua empresa em segurança. Contamos com todo o suporte técnico qualificado, atendimento à legislação vigente, laudos e pareceres técnicos.

Entre em contato diretamente com nossa equipe:
Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3091-3999
comercial@bioseta.com.br

Não estamos à parte, nós somos parte. Essa é a nossa natureza! 💚

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções