Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Alergia ao mofo e a sanitização, uma relação importante para a saúde

Cresce cada vez mais o número de pessoas alérgicas e que, muitas vezes, sentem os sintomas fortemente em determinadas épocas do ano ou nos dias em que os esporos estão no ar em grande quantidade. Em países com o clima tropical como é o caso do Brasil, as reações alérgicas podem acontecer durante o ano todo. E um dos causadores de alergias é o mofo que, ao contrário do que muitos imaginam, não está só nas paredes, mas sim no ar.

O mofo é formado por esporos de fungos que se disseminam pelo ar. O mofo, inclusive, é o amigo número um dos ácaros, que são responsáveis por desencadear diferentes tipos de doenças respiratórias.

Os fungos formadores do mofo gostam de lugares quentes e úmidos. Os seus habitats preferidos são os porões, os sótãos, os banheiros, as cozinhas e os quartos. Além disso, eles costumam impregnar os nichos de plantas, os armários, os rejuntes de azulejos, as cortinas plásticos, os dutos do ar-condicionado, sofás entre outros lugares.

O contato do mofo com as pessoas se dá a partir dos esporos que flutuam no ar. Esses esporos podem entrar facilmente nos olhos, nariz e até mesmo chegar aos pulmões. Os sintomas mais comuns desencadeados nas pessoas com alergia ao mofo são:

  • Espirros;
  • Irritação nos olhos;
  • Coceira na garganta;
  • Crises de asma.

Embora o mofo possa causar alergias durante o ano todo, estudos comprovam que durante o verão e o outono os casos de alergias causadas pelos esporos de fungos aumenta consideravelmente.

Qual a relação da alergia ao mofo com a sanitização?

Como vimos, o mofo é formado por fungos que eliminam esporos invisíveis que ao entrarem em contato com os olhos, o nariz e os pulmões causam diferentes reações alérgicas. Dessa forma, a sanitização entra como protagonista no combate à alergia ao mofo a partir da sua ação de desinfecção dos ambientes. Um processo que promove a redução da presença de micro-organismos como as bactérias, os vírus, os fungos e os ácaros, e que promove a biossegurança dos ambientes.

Pelo fato do mofo estar no ar e não somente nos locais que apresentam manchas características da presença dos fungos, o ideal é investir na sanitização de ambientes, na sanitização de ar-condicionado e na sanitização do ar interior por ozônio que é capaz de eliminar também os odores causados pelo mofo nos ambientes.

A Bioseta é especialista em saúde ambiental há mais de 30 anos. Conte com a nossa expertise e invista em barreiras contra o mofo como a sanitização de ambientes e demais objetos. Clique AQUI e solicite um orçamento personalizado de acordo com a sua necessidade! 😉

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções