Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Exportadores: A listagem de pragas quarentenárias foi atualizada

A Comissão Europeia atualizou a listagem de pragas quarentenárias e requisitos para a circulação de produtos vegetais. Essa novidade é importante para que exportadores e parceiros comerciais possam ter mais clareza que medidas fitossanitárias devem ser tomadas para evitar a introdução de pragas no comex.

Segundo o Regulamento de Execução (UE) 2021/2285 da Comissão, a reavaliação acontece com a finalidade de atualizar o seu estatuto fitossanitário em conformidade com os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos. Dentre algumas espécies regulamentadas pela UE, algumas já são conhecidas em território nacional, tais como a Margarodidae (cochonilha) e a Tephritidae (mosca da fruta), sendo a Premnotrypes spp, um coleóptero que também parte da relação de Pragas Quarentenárias Ausentes (PQA) do Brasil

 

O que são pragas quarentenárias?

Pragas quarentenárias são organismos de que afetam, principalmente, culturas agrícolas, impactando de forma negativas colheitas, trabalhadores e economia de um modo geral.

Por essa razão, essas pragas são objeto de controle oficial, seja no emprego de medidas voltadas à prevenção de entrada no país ou, caso presente em determinada área, na forma de medidas fitossanitárias que possibilitem erradicação e controle no intuito de evitar a sua dispersão. Estas pragas podem ser insetos, ácaros, nematóides, fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus, viroides, plantas infestantes e parasitas.

 

Clique aqui para conferir o regulamento (UE) 2021/2285 

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções