Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Dia Nacional de Combate à Dengue

No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia Nacional de Combate à Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode ser transmissor da zika e da chikungunya. A data serve para alertar a população sobre a importância da eliminação dos criadouros. As campanhas de conscientização intensificam-se no verão, pois é nessa época que ocorre a maior proliferação do mosquito, mas os cuidados devem ser mantidos durante todo o ano.

Com a chegada do calor e da chuva em diversas regiões do Brasil, a preocupação com a saúde pública aumenta devido ao crescimento da circulação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele (chamadas de arboviroses urbanas).

Os dados trazem números alarmantes!

Conforme o governo federal, o Brasil já registrou quase 1 milhão de casos de dengue em 2020. Até 14 de novembro, foram 971.136 casos da doença no país. As maiores taxas de incidência foram percebidas nos estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Ao todo, 528 pessoas morreram de dengue, sendo que 77% dessas mortes (401) estavam concentradas em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os dados ainda podem ser atualizados, registra o Ministério da Saúde.

O combate à dengue.

O Aedes está no Brasil há mais de 100 anos. Em alguns momentos, ele já chegou a ser quase erradicado. Mas nos últimos 30 anos o inseto vem permanecendo e, segundo o professor Ramalho, se adaptando muito bem ao cenário de urbanização do país e ao uso crescente de materiais de plástico, que facilitam o acúmulo de água propício à reprodução do mosquito.

“Todos esses materiais que podem durar muito tempo na natureza podem ser criadouros do mosquito. A gente tem que olhar constantemente o domicílio, não somente na terra, como também nas calhas. Este é um momento do começo da chuva. Se não fizermos esse trabalho e se a densidade do mosquito for elevada, não temos o que fazer”, alerta o professor.

Quais cuidados devo tomar?

– Manter tonéis, assim como caixas e barris de água bem tampados;

– Lavar tanques utilizados para armazenar água semanalmente com água e sabão;

– Remover galhos e folhas de calhas;

– Não deixar água acumulada sobre a laje;

– Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

– Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas uma vez por semana;

– Colocar lixos em sacos plásticos e em lixeiras fechadas;

– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

– Acondicionar pneus em locais cobertos;

– Sempre fazer a manutenção de piscinas;

– Tampar ralos;

– Não deixar água acumulada em folhas secas ou em tampinhas de garrafas;

– Tampar e verificar vasos sanitários externos semanalmente;

– Sempre limpar a bandeja do ar-condicionado;

– Esticar bastante lonas ao cobrir materiais de construção para não acumular água;

– Não deixar sacos plásticos e lixo no quintal.

Chame a Bioseta e fique tranquilo!

Vamos nos prevenir juntos? Dessa forma, fazemos a nossa parte e cuidamos um do outro ao mesmo tempo! 

A limpeza e a verificação de possíveis focos de mosquitos é muito importante. Por isso, a Bioseta oferece a solução de higienização de reservatórios de água, que consiste na limpeza física e no controle bacteriológico desses locais, ajudando assim no combate à dengue.

Com uma equipe técnica especializada, atuamos atendendo às normas regulamentadoras e utilizando equipamentos que visam segurança na operação, garantindo a qualidade da sua água e minimizando passivos em suas operações. 

Além da segurança na prestação de serviços, a Bioseta também oferece suporte técnico qualificado, atendimento à legislação vigente, laudos e pareceres técnicos e parceria com órgãos fiscalizadores.

Para conhecer todos os serviços que a Bioseta disponibiliza para o cuidado da água, acesse https://www.bioseta.com.br/qualidade-da-agua/. Se preferir, fale com um dos nossos especialistas pelo número (51) 3396-6161 ou pelo e-mail comercial@bioseta.com.br

 

Referências: 

https://www.marinha.mil.br/saudenaval/combate-ao-aedes-egypt#:~:text=No%20dia%2019%20de%20novembro,import%C3%A2ncia%20da%20elimina%C3%A7%C3%A3o%20dos%20criadouros.

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-tem-quase-1-milhao-de-casos-de-dengue-em-2020-diz-ministerio-da-saude/ 

https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes 

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções