Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Dr. Drauzio Varella fala sobre o Aedes do Bem na Uol!

Somente em 2023, o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos confirmados de dengue. Para o governo federal, este já é considerado um dos piores anos de que se tem registro da doença.

Os casos de dengue aumentam no Brasil, o que preocupa as autoridades. Dessa forma, todos os cuidados para eliminar o mosquito Aedes aegypti são importantes, como manter lixeiras e tonéis tampados e não deixar água acumulada em possíveis criadouros.

Há avanços no campo científico em relação às soluções para a dengue, como uma técnica que consiste na utilização de mosquitos geneticamente modificados para que suas larvas não sobrevivam. Mas como isso evitaria mais casos da doença?

Biotecnologia em pauta

Primeiramente, vale contextualizar que a dengue é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus da doença. Anderson de Sá Nunes, pesquisador e professor associado do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), explica como funciona o processo que vem sendo estudado em diversos laboratórios do mundo, inclusive no Brasil:

“É empregada a alteração genética autolimitante do genoma de mosquitos machos. Ela impede a sobrevivência da prole feminina, logo, se esse mosquito for liberado no meio ambiente e se reproduzir, as fêmeas produto dessa cópula morrerão. Por isso o nome “autolimitante”.”, explica o professor, que acompanha e interage com pesquisadores envolvidos em diferentes etapas da abordagem.

O que é o Aedes do Bem?

O Aedes do Bem™ é a solução biológica inovadora, segura e eficaz que atua de forma preventiva no controle do mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os Aedes do Bem™ são mosquitos Aedes aegypti machos que possuem uma característica autolimitante: são capazes de diminuir a reprodução da própria espécie. Ao se cruzarem com fêmeas presentes no ambiente, produzem apenas novos machos iguais a ele. São mosquitos que combatem mosquitos.

Desenvolvida pela Oxitec do Brasil na Universidade de Oxford, Reino Unido, essa tecnologia tem sido estudada e analisada por pesquisadores e especialistas por mais de uma década, tendo mais de 100 artigos científicos publicados.

Entre em contato diretamente com nossa equipe:
Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3091-3999
comercial@bioseta.com.br

Leve o Aedes do Bem™ para sua empresa e invista em segurança e proteção para o seu negócio e para as pessoas. Levar soluções inovadoras, seguras e sustentáveis, faz parte da nossa natureza!

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções