Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Hora do Planeta e as tragédias associadas às mudanças climáticas.

Os impactos das mudanças climáticas estão cada vez mais visíveis em nosso dia a dia, volumes de chuvas históricas em alguns locais, como exemplo de Petrópolis no Rio de Janeiro, contrastando com a estiagem em vários outros locais – como o sul brasileiro.

Uma matéria veiculada no site de notícias do G1, em fevereiro de 2022, traz essa realidade que afetou todo o estado do Rio Grande do Sul. Confira a matéria completa clicando na imagem:

Tragédias: se tornarão cada vez mais frequentes?

O temporal em Petrópolis, que matou pelo menos 104 pessoas no mês passado, é visto por especialistas como o resultado das mudanças climáticas mundiais ao longo das últimas décadas.

A “ponta do iceberg” e um “pedaço do problema ambiental no mundo” foram algumas das expressões utilizadas pelos ambientalistas para explicar a situação presenciada no município da Região Serrana do Rio de Janeiro que iniciou o mapeamento da região desde 1972.

Segundo Caroline Rocha, gerente de Clima no World Resources Institute (WRI), os eventos climáticos adversos serão cada vez mais frequentes no Brasil e no mundo, caso a temperatura média global continue subindo.

“Com as mudanças climáticas, essas catástrofes são inevitáveis e vão continuar acontecendo. A situação ainda pode piorar em todo o mundo. Se hoje presenciamos um cenário absurdo, no futuro pode ser muito pior. Lugares como Petrópolis precisam ter isso em mente. Os eventos climáticos que costumeiramente acontecem na cidade não serão mais exceção e sim a regra. O governo desses locais precisa melhorar a infraestrutura de forma urgente. É apenas um pedaço do problema ambiental no mundo.”, ressaltou Caroline Rocha.

Hora do planeta, o que é?

A Hora do Planeta 2022 está marcada para 26 de março, entre as 20h30min e 21h30min.

A Hora do Planeta – ou Earth Hour – é uma iniciativa que acontece desde 2007, em que se convida a sociedade civil e empresas no mundo todo a apagarem as luzes por uma hora, no mesmo horário. Idealizado pela Rede WWF (World Wide Fund For Nature), o evento tem como símbolo o 60+.

O propósito da ação é promover maior conscientização em relação às mudanças climáticas e causar reflexões sobre suas consequências na biodiversidade e no modo de vida das pessoas.

Busca também ser um estímulo e um lembrete para que a população compreenda como nossos costumes diários causam impactos diretos na natureza.

A primeira ação da Hora do Planeta aconteceu em Sidney, na Austrália, e hoje é realizada em mais de 180 países e territórios.

Confira algumas sugestões de como se envolver nessa iniciativa de forma divertida e agradável. Confira:

– jantar à luz de velas;
– show acústico;
– brincadeiras usando lanternas com as crianças;
– fogueira com amigos;
– observação do céu e das estrelas;
– meditação e ioga.

Conte com a Bioseta:

Nós, da Bioseta, temos compromisso com o meio ambiente, sendo ele um dos pilares do nosso negócio. Por isso, criamos soluções inteligentes e sustentáveis respeitando a diversidade e cuidando do futuro do nosso planeta.

Conheça a Bioseta e saiba como podemos ajudar você e a sua empresa a desenvolver projetos em equilíbrio com o meio ambiente. Somos especialistas em soluções para sustentabilidade nas áreas de tratamento fitossanitário, saúde ambiental, biossegurança, sanitização, garantia da qualidade do ar e da água e consultoria ambiental.

Fale com um dos nossos especialistas pelos telefones (51) 3396-6161 e WhatsApp (51) 99907-4155 ou envie um e-mail para comercial@bioseta.com.br.

Referências:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/02/23/rs-tem-83percent-das-cidades-em-situacao-de-emergencia-entenda-a-diferenca-entre-seca-e-estiagem.ghtml

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/para-especialistas-tragedia-em-petropolis-e-a-ponta-do-iceberg-de-mudancas-climaticas/

 

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções