Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Rinite em idosos pode ser evitada com pequenos cuidados

O outono é a estação que costuma ser um pouco mais fria e úmida, fazendo com que os problemas respiratórios e alergias venham à tona. Geralmente crianças, grávidas e idosos são os mais afetados por esse tipo de doença. Desse modo, é sempre muito importante ter um cuidado a mais nessa estação, a fim de evitar o aparecimento de problemas como rinite, asma, alergias e demais enfermidades que atingem o sistema respiratório no outono com mais frequência.

Por que há casos frequentes de rinite em idosos?

Os casos de rinite na terceira idade são muito frequentes nas mais baixas temperaturas, isso porque, com o passar da idade, é comum que o sistema imunológico se torne menos resistente e mais debilitado, propenso ao aparecimento de doenças como a rinite em idosos e demais problemas de cunho respiratório.

E essa incidência de doenças respiratórias na terceira idade foi comprovada por uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), a qual demonstrou que cerca de 10% da população idosa brasileira apresenta algum tipo de alergia, sendo as mais comuns:

Asma alérgica;
Rinite;
Tosse do tipo crônica;
Alergia ocular;
Urticárias;
Eczema de contato;
Coceiras na pele;
Alergia a medicamentos.

Apesar dessas doenças como a rinite e a asma alérgica que acometem as pessoas mais velhas apresentarem sintomas desagradáveis, elas podem ser evitadas a partir de pequenas atitudes e cuidados diários, não excluindo, é claro, as consultas com o médico especializado no atendimento à terceira idade.

rinite na terceira idadeComo é possível prevenir os casos de rinite no idoso?

Mesmo que a rinite alérgica e demais problemas respiratórios tenham o seu surgimento de maneira repentina, é possível prevenir e evitar esse aparecimento a partir de pequenas atitudes diárias como:

Rotina diária de limpeza dos cômodos da residência;
Evitar o acúmulo de objetos e móveis;
Realizar a higienização dos equipamentos de ar-condicionado;
Utilizar purificadores de ar;
Higienizar com frequência os colchões, travesseiros e roupas de cama.

A rinite e outras doenças respiratórias podem trazer prejuízos à saúde do idoso de forma geral, no entanto, a partir de medidas simples de controle é possível evitar o aparecimento de doenças respiratórias desencadeadas por fatores ambientais e de rotina.

A prevenção é sempre o melhor remédio e com a rinite nos idosos não é diferente. Com medidas preventivas, é possível diminuir a presença de agentes alérgenos no dia a dia e viver com mais tranquilidade.

Você pode gostar também:

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções