Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Superfungo: o que é o fungo Candida auris? Especialistas explicam.

Candida auris é um tipo de fungo que pode causar infecções graves em seres humanos. Foi identificado pela primeira vez em 2009 e tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. Em menos de uma semana, três pessoas de Pernambuco foram diagnosticadas com o “superfungo”, e um hospital de alta complexidade deixou de receber novos pacientes para evitar o aumento da contaminação.

O fungo emergente representa grave ameaça à saúde global. Uma característica preocupante da Candida auris é a sua resistência a múltiplos antifúngicos, que são os medicamentos utilizados para prevenir e tratar infecções advindas de fungos. Isso torna o tratamento dessas doenças mais desafiador, pois limita as opções de remédios eficazes.

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, através do contato direto ou com superfícies contaminadas. Além disso, a Candida auris pode sobreviver em superfícies por longos períodos, o que facilita a sua disseminação.

Ao contrário da maioria dos fungos ambientais, o C. auris apresenta tolerância a temperaturas elevadas de 37°C a 42°C. Além disso, conta com uma capacidade de resistir a condições ambientais adversas por longos períodos, adaptando-se fora do hospedeiro humano

Para prevenir a propagação da Candida auris, é importante adotar medidas rigorosas de higiene, como a limpeza e desinfecção adequadas de superfícies e equipamentos hospitalares, a lavagem das mãos e o isolamento apropriado de pacientes infectados.

Desde 2022, este fungo faz parte da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de patógenos prioritários que trazem risco à saúde. Nos Estados Unidos, a infecção está se espalhando rapidamente e de forma “alarmante”, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Os casos nos EUA quase dobraram em 2021: passaram de 756 para 1.471, de acordo com um relatório da entidade divulgado em março deste ano. Na maioria das infecções diagnosticadas em terras americanas, o fungo era resistente aos tratamentos disponíveis, e por esse motivo o CDC classifica a situação como uma “ameaça urgente relacionada à resistência antimicrobiana”. Muitos pacientes afetados estão em hospitais e lares de idosos.

Conte com a Bioseta para garantir a qualidade do ar do seu ambiente!

A Bioseta oferece diversos serviços para qualidade do ar (QAI), tudo para manter você e sua empresa em segurança. Contamos com todo o suporte técnico qualificado, atendimento à legislação vigente, laudos e pareceres técnicos.

Em nosso portfólio você também encontra serviços específicos de sanitização para ambientes e superfícies. A sanitização é um conjunto de processos que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e de ácaros, promovendo a biossegurança dos ambientes.

Entre em contato diretamente com nossa equipe:

Esteio/RS: (51) 3396-6161
Serra/RS: (54) 3698-9988
Paraná: (41) 3542-2773
Santa Catarina: (47) 3091-3999
comercial@bioseta.com.br

IMPORTANTE: Lembrando que a sanitização de ambientes é uma medida complementar às práticas de higiene pessoal, como a lavagem regular das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento, que são fundamentais na prevenção de doenças infecciosas.

A gente cuida de você e do seu negócio pois sabemos que estar em equilíbrio com o meio ambiente é estar em dia com a vida!

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções