Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

ATENÇÃO: Secretaria da Saúde emite alerta epidemiológico para situação crítica de dengue

A Secretaria da Saúde (SES) emitiu nesta sexta-feira (25/03) um alerta epidemiológico sobre a dengue. “Os dados epidemiológicos apontam para um aumento de casos de dengue este ano em relação ao ano passado, tanto de notificações quanto de confirmações. A tendência é seguir até mais ou menos junho, que é o período sazonal da doença”, falou o biólogo do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Jáder Cardoso, durante reunião do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) Arboviroses, ocorrida na sexta-feira (25/03).

Estado está em alerta!

O Rio Grande do Sul registrou até o momento, em 2022, 2.252 casos confirmados de dengue, entre eles 2.031 autóctones (contraídos no próprio território de residência). As regiões do Estado mais críticas são as pertencentes às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) 1ª (Porto Alegre), 2ª (Frederico Westphalen) e 16ª (Lajeado). 193 municípios gaúchos notificaram casos suspeitos. Foi confirmada uma morte por dengue, em Chapada, e seis outros óbitos estão em investigação por dengue.

 

 


O mosquito, a dengue e como evitar.

O Aedes está no Brasil há mais de 100 anos. Em alguns momentos, ele já chegou a ser quase erradicado. Mas nos últimos 30 anos, segundo o professor Ramalho, o inseto vem se adaptando muito bem ao cenário de urbanização do país e ao uso crescente de materiais de plástico, que facilitam o acúmulo de água propício à reprodução do mosquito.

Quais cuidados devo tomar?

– Manter tonéis, caixas e barris de água bem tampados;

– Lavar tanques utilizados para armazenar água semanalmente com água e sabão;

– Remover galhos e folhas de calhas;

– Não deixar água acumulada sobre a laje;

– Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

– Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas uma vez por semana;

– Colocar lixos em sacos plásticos e em lixeiras fechadas;

– Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

– Acondicionar pneus em locais cobertos;

– Sempre fazer a manutenção de piscinas;

– Tampar ralos;

– Não deixar água acumulada em folhas secas ou em tampinhas de garrafas;

– Tampar e verificar vasos sanitários externos semanalmente;

– Sempre limpar a bandeja do ar-condicionado;

– Esticar bastante as lonas ao cobrir materiais de construção para não acumular água;

– Não deixar sacos plásticos e lixo no quintal.

Confira em nosso blog um conteúdo explicativo sobre o mosquito, doenças e quais cuidados tomar para evitar a proliferação. https://www.bioseta.com.br/dia-nacional-de-combate-a-dengue/

Evite a dengue, chame a Bioseta e fique tranquilo!

Vamos nos prevenir juntos? Dessa forma, fazemos a nossa parte e cuidamos um do outro ao mesmo tempo!

A limpeza e a verificação de possíveis focos de mosquitos é muito importante. Por isso, a Bioseta oferece a solução de higienização de reservatórios de água, que consiste na limpeza física e no controle bacteriológico desses locais.

Com uma equipe técnica especializada, atuamos atendendo às normas regulamentadoras e utilizando equipamentos que visam à segurança na operação, garantindo a qualidade da sua água e minimizando passivos em suas operações.

Além da segurança na prestação de serviços, a Bioseta ainda oferece suporte técnico qualificado, atendimento à legislação vigente, laudos e pareceres técnicos e parceria com órgãos fiscalizadores.

Para conhecer todos os serviços que a Bioseta disponibiliza para o cuidado da água, acesse https://www.bioseta.com.br/qualidade-da-agua/. Se preferir, fale com um dos nossos especialistas pelo número (51) 3396-6161 ou pelo e-mail comercial@bioseta.com.br.

Referências:

https://saude.rs.gov.br/secretaria-da-saude-emite-alerta-epidemiologico-para-situacao-critica-de-dengue

 

 

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções