Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Dicas de como manter o PMOC organizado

Mais conhecido como PMOC, o Plano de Manutenção, Operação e Controle é uma exigência do Ministério da Saúde que, por meio da portaria nº 3.523/MS, tornou obrigatório a apresentação desse plano a todos os condomínios de uso público ou coletivo que utilizam sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 Btu’s.

Para que o plano possa ser emitido, é necessário que o estabelecimento siga alguns requisitos básicos que, além de proporcionarem mais bem-estar para os que circulam no local, evita que se tenha o pagamento de uma multa que pode gerar riscos e passivos para a empresa. Para auxiliar você a manter o PMOC em dia, separamos algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

Antes de tudo, como é feito o PMOC?

O Plano de Manutenção, Operação e Controle é feito em partes. Na primeira etapa, tem-se a visita ao local, coleta de amostras, análise em laboratório e resultado. Esse é o procedimento que garante a qualidade do ar ambiente, visto que se verifica nele se as variáveis estão dentro dos parâmetros exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o bem-estar e a saúde das pessoas.

Na etapa mecânica do PMOC, tem-se a realização do plano de manutenção preventiva nos sistemas de climatização que conta com: cadastramento dos equipamentos, estudo de cada equipamento, implementação, execução e acompanhamento.

Como é possível deixar o PMOC em dia?

Para que o PMOC esteja sempre em dia, é necessário ter cuidado com alguns pontos que fazem toda a diferença, garantem o andamento das atividades e evitam riscos e passivos. Confira a seguir:

 Implementação do PMOC: para que o plano seja eficiente, é necessário ter atenção com a implementação correta das suas fases, a fim de garantir que o sistema de climatização esteja sempre funcionando da melhor maneira possível. Neste sentido, os dados que devem sempre estar em dia, quando falamos em PMOC, são os seguintes:

  • Identificação do ambiente ou do conjunto de ambientes;
  • Identificação do proprietário, locatário ou preposto;
  • Identificação do responsável técnico;
  • Projeto de instalação dos sistemas de climatização;
  • Plano de manutenção e de controle.

Os dados mencionados podem ser encontrados nos anexos da Portaria do Ministério da Saúde nº 3.523/98 ( http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/1998/prt3523_28_08_1998.html )

Análise de qualidade da qualidade do ar: de acordo com a resolução nº 9 de 16/1/2003 da Anvisa, são obrigatórias as análises da qualidade do ar e de todos os sistemas de climatização com capacidades somadas acima de 5 TR. A partir da análise da qualidade do ar é possível analisar se as variáveis estão conforme os parâmetros exigidos pela Anvisa e, assim, garantir o bem-estar e a saúde dos ocupantes dos locais climatizados.

 Assinaturas do PMOC e da análise da qualidade do ar: a verificação da assinatura do PMOC é outro ponto de atenção, o qual deve ser privativo de engenheiros, tecnólogos ou técnicos. Já em relação à análise da qualidade do ar, ela deverá ser assinada por especialistas em serviços de avaliação química, biológica e física das condições do ar interior dos mais diferentes tipos de ambientes.

Histórico do plano de manutenção: é fundamental arquivar todas as etapas do PMOC, assim é possível ter um histórico das manutenções realizadas. O recomendado é que o histórico permaneça organizado com os documentos datados e assinados pelos responsáveis pela elaboração do PMOC.

O Plano de Manutenção, Controle e Operação (PMOC) é fundamental para os estabelecimentos que contam com equipamentos de ar-condicionado com mais de 60 mil Btu’s. Além dele ser um fator de proteção da saúde dos usuários desses locais, o plano evita que se tenha contratempos como multas, cassação de alvará, entre outros riscos e passivos.

Lembre-se de que é imprescindível contar com o auxílio de uma equipe que realmente tenha experiência na área. A Bioseta conta com soluções em saúde ambiental há mais de 30 anos, clique aqui e saiba como podemos ajudar você.

Confira também o nosso e-book! Ele vai ajudá-lo (a) a compreender melhor as exigências e como o PMOC vai impactar sua operação:

[faça o download agora]

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções