Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

A Sanitização de Ambiente Ajuda no Combate a Doenças Respiratórias

A Sanitização de Ambiente Ajuda no Combate a Doenças Respiratórias

Tosse, espirros e secreção são reações comuns de quem possui alguma doença respiratória. No Brasil, quase metade da população enfrenta essa situação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, estima-se que 44% dos brasileiros sofram de algum problema respiratório crônico. Mas você sabia que a sanitização dos ambientes ajuda a preservar a saúde e diminuir as crises? Para saber mais sobre o assunto, continue lendo essa matéria.

 

O que são doenças respiratórias crônicas?

As doenças respiratórias crônicas atingem principalmente as vias nasais e o sistema respiratório. Geralmente, com maior incidência no inverno e em ambientes fechados, fatores como má circulação do ar e a presença de ácaros, vírus, fungos e bactérias contribuem para o agravamento.

 

Quais as doenças respiratórias crônicas mais comuns?

Apesar de atacarem os sistemas no organismo humano, existem diferentes tipos de doenças respiratórias, as mais comuns são:

  • Rinite: Inflamação da mucosa que reveste a via nasal na parte interna. É a doença mais comum entre a população. Ela é desencadeada, na maioria das vezes, pelo contato com substâncias alérgicas, como poeira, fungos e ácaros.
  • Sinusite: Inflamação autolimitada na mucosa e na região dos seios da face. As principais causas são o contato com bactérias, fungos, vírus e ácaros.
  • Bronquite: Inflamação na região dos brônquios provocada, geralmente, pela poluição do ar, pela poeira e pelo hábito de fumar.
  • Asma: Também é uma inflamação dos brônquios, porém não possui causa aparente. Os principais fatores de risco são: exposição à poeira, infecções virais, ácaros, pólen, entre outros.

 

Como prevenir crises de doenças respiratórias?

Como pudemos ver no tópico anterior, apesar das suas peculiaridades, as doenças respiratórias possuem um fator em comum: são agravadas pela presença de ácaros, fungos, bactérias e vírus no ambiente. Consequentemente, uma maneira eficaz de prevenir o agravamento de uma crise respiratória é mantendo o ambiente livre dos micro-organismos causadores dessas indisposições. Veja como:

  • Tire o pó das superfícies dos móveis semanalmente;
  • Troque a roupa de cama uma vez na semana;
  • Certifique-se de que há a renovação do ar no ambiente;
  • Mantenha o local limpo – de preferência com o auxílio do aspirador de pó e panos úmidos;
  • Realize a higienização do ar-condicionado e de tapetes regularmente.

 

Como a sanitização ajuda na prevenção?

A sanitização é um conjunto de processos que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e também de ácaros, promovendo a biossegurança dos ambientes.

E para auxiliá-lo na prevenção de doenças do seu local, a Bioseta oferece o serviço de sanitização e de higienização completo. Entre em contato com um de nossos especialistas pelo e-mail comercial@bioseta.com.br ou pelo telefone 51 3396-6161 e saiba mais.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções