Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Armadilhas luminosas no controle de pragas

A indústria de alimentos é um segmento que requer inúmeros cuidados, a fim de que se tenha a garantia de segurança e de qualidade da produção. Neste contexto, é fundamental que se tenha um bom controle de pragas, visto que ele reflete em inúmeros aspectos da produção, e o uso de armadilhas luminosas são essenciais neste ramo de atividade. Na verdade, em qualquer cenário cuja presença de insetos voadores representa riscos ou algum tipo de incômodo, recomenda-se o uso destes equipamentos.

Afinal, o que são as armadilhas luminosas?

As armadilhas luminosas fazem parte do manejo integrado de pragas urbanas e servem para mapear  os pontos de ocorrência de insetos voadores, como moscas, mosquitos, mariposas, besouros, dentre outros.

Este equipamento é dotado de luz ultravioleta que atrai diversos insetos que ficam capturados em um refil adesivo não tóxico. É importante destacar que nem todos os insetos são atraídos e controlados pelas armadilhas luminosas. As baratas, por exemplo, têm aversão à luz, e não são controladas por este tipo de dispositivo.

Como é possível investigar o acesso das pragas?

Antes de tudo, é necessário investigar a causa da presença de insetos no ambiente. A partir daí, é possível elaborar um programa robusto e completo para o controle de pragas.

Uma boa alternativa é fazer uso de mapa de controle de pragas, a fim de que sejam demarcados os pontos de presença e o acesso das pragas. Assim, é possível começar a instalação das armadilhas luminosas nos locais onde os insetos estão acessando com mais frequência.

Com as armadilhas luminosas atuando, é possível avançar para um outro passo que é o de entender e levantar as possíveis causas do aparecimento dos insetos, por meio de alguns questionamentos:

  • Há problemas de manutenção na porta que dá acesso aos locais que estão aparecendo as pragas?
  • Há frestas ou danos na infraestrutura da empresa?
  • O forro e o telhado estão em boas condições?
  • Quando há circulação de pessoas no ambiente, todos respeitam o fechamento das portas?
  • É possível fazer novas instalações e/ou mudanças no local?
  • A climatização do ambiente está com a sanitização em dia?

Para que se tenha uma instalação correta das armadilhas luminosas, é necessário investir tempo e análise dos pontos de aglomeração das pragas. Assim, as armadilhas luminosas terão muito mais eficiência e assertividade. Quer saber mais sobre as armadilhas luminosas? Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliá-lo.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções