Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Água no RS apresenta altos índices de contaminação.

Uma pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constatou que a água potável no estado apresenta alto índice de contaminação química e biológica. O estudo aponta a presença de protozoários responsáveis por doenças intestinais, além de hormônios relacionados ao desenvolvimento de câncer.

Os resultados mostram alto nível de contaminação por protozoários causadores de doenças intestinais encontrados em fezes de animais, principalmente o gado, nas águas de Porto Alegre. Também apresentou um índice muito alto de contaminação as águas consumidas pelos habitantes dos municípios de Viamão, Passo Fundo e Capão do Leão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que a tolerância para a infecção pelo protozoário é de um caso a cada mil pessoas. Por outro lado, na Capital, os cálculos sugerem que o risco de contágio é 10 vezes maior: um caso a cada 100 pessoas.

“Isso deve ocorrer devido ao abastecimento de água potável se dar a partir de dois rios muito poluídos: o Rio dos Sinos e o Rio Gravataí”, explica o engenheiro químico Luciano Zini, à frente da pesquisa.”

A matéria foi vinculada no portal de notícias do G1.  Para visualizar notícia completa, clique na imagem:

Por parte do risco biológico, o estudo apontou que, entre 202 mananciais superficiais do RS, 56 possuem alta concentração dos protozoários citados. A média geométrica anual de Escherichia coli superior a mil células por 100 mL. Isso significa que esses mananciais de captação de água estão altamente impactados. Estima-se que cerca de três milhões de pessoas tenham consumido água sujeita a presença de protozoários.

Conforme Luciano, “A população de gado no RS é maior que a população humana: são mais de 12 milhões de cabeças de gado contra em torno de 11 milhões de humanos. Essa é a primeira evidência do risco desses protozoários estarem circulando no ambiente do Rio Grande do Sul e de forma muito intensa, devido ao nosso modelo econômico baseado na pecuária”.

 

Faça análise da sua água, não corra risco!

A Bioseta oferece a solução completa de coleta e análise para o monitoramento da qualidade da água e o atendimento aos requisitos legais, com a emissão de laudos e relatórios para os diversos usos. Através de uma equipe técnica especializada, a Bioseta atua para garantir a qualidade da sua água e minimizar passivos em suas operações, trazendo assim maior segurança para sua saúde.

Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais: (51) 3396-6161 | (51) 99907-4155

comercial@bioseta.com.br.

 

Referências:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2022/02/07/agua-potavel-do-rs-apresenta-alto-indice-de-contaminacao-quimica-e-biologica-diz-pesquisa.ghtml

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/pesquisa-descobre-niveis-elevados-de-contaminacao-por-protozoarios-nas-aguas-do-rs

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções