Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Desinsetização de ambientes: como um cronograma pode ajudar

Para garantir a saúde das pessoas e dos ambientes, o ideal é que se tenha a adoção de serviços de saúde ambiental, como é o caso da desinsetização. Esse serviço garante que os ambientes e também os produtos alimentícios, farmacêuticos, higiênicos, vestuário, entre outros, estejam livres da ação de insetos, roedores e outras pragas urbanas.

No entanto, para que o processo de desinsetização tenha bons resultados, é muito importante que ele seja feito a partir de um bom planejamento. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro.

Antes de tudo, o que é desinsetização?

A desinsetização é conhecida por ser um processo de controle dos mais diferentes tipos de pragas urbanas, como as baratas, as pulgas, as traças, as formigas, as moscas, os mosquitos, as aranhas, os escorpiões, entre outros.

No processo de desinsetização, o profissional responsável pela execução do serviço terá o acesso aos mais diferentes tipos de inseticidas e também de técnicas de controle, as quais variam de acordo com a praga que se pretende controlar, o grau de infestação e as atividades que são desenvolvidas nos locais que serão tratados.

Quanto às técnicas de controle de pragas, as mais frequentes são a pulverização, a atomização, a termonebulização, o polvilhamento, a iscagem com inseticidas, entre outras. A escolha da melhor técnica se dá a partir de uma análise minuciosa do local a ser desinsetizado.

Para que a desinsetização seja feita com segurança, é necessário observar alguns pontos que interferem diretamente no sucesso do serviço, como:

Retirada dos animais domésticos do ambiente;

Preparação prévia do local, evitando a exposição de objetos de uso pessoal, bem como utensílios domésticos;

Respeitar o tempo de isolamento indicado, principalmente no caso de pessoas alérgicas, grávidas e idosos do local a desinsetizado;

Higienizar as superfícies e objetos expostos antes de reutilização dos ambientes;

Desligar os aparelhos de ventilação/climatização;

Outras indicações pertinentes aos seus ambientes que devem ser repassadas pela empresa contratada.

 

Quando falamos em desinsetização, é importante frisar que antigamente era comum ser utilizado o termo dedetização, o qual era associado ao diclorodifeniltricloroetano (DDT) – pesticida utilizado em lavouras. O uso desse produto foi proibido no Brasil em 2009, tendo em vista que ele causava contaminação de alimentos e problemas de saúde.

Qual o tempo indicado para a desinsetização de ambientes?

Ter noção de quanto em quanto tempo deve ser feita a desinsetização é fundamental para garantir a saúde das pessoas e dos ambientes. A convivência com pragas urbanas pode causar inúmeros prejuízos para o organismo, visto que eles carregam micro-organismos pelos locais onde passam.

Além disso, essas pragas podem interferir na estrutura dos espaços e, assim, provocar estragos em portas, janelas, tubulações, móveis, entre outros. Por isso, o ideal é que o ambiente esteja sempre com a desinsetização em dia.

Em relação à frequência da desinsetização, a empresa especializada, neste serviço, é que irá indicar qual a periodicidade. Claro que, em alguns casos, a desinsetização necessita ser adiantada ou, até mesmo, feita com urgência. O tempo ideal sempre será indicado pelo técnico responsável pelo serviço.

Como escolher a empresa que irá realizar a desinsetização?

Para escolher a empresa que irá realizar os processos, há necessidade de se estar atento aos riscos, que além do prejuízo financeiro, incluem a própria saúde dos usuários dos ambientes, pois um produto químico mal administrado pode gerar problemas graves, inclusive levar a óbito.

É importante sempre verificar se a empresa a ser contratada tem procedência adequada para esta atividade, que inclui o registro junto à Vigilância Sanitária, responsável técnico com registro válido junto ao conselho de classe, tal como o CREA, CRQ, CRBio, por exemplo, o licenciamento junto ao órgão ambiental do seu estado, que no caso do RS é a FEPAM, bem como se a empresa possui experiência de atendimento para a sua realidade.

Por isso, contrate sempre especialistas na área e que estão sempre em conformidade com as legislações ambientais e sanitárias.

A Bioseta atua há mais de 30 anos em saúde ambiental, conte com nossa equipe de especialistas, clique AQUI.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções