Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Fungos, ácaros e bactérias são encontradas em sementes vindas da China.

Durante o mês de agosto, pessoas do mundo inteiro receberam de países asiáticos algumas sementes enviadas sem o pedido dos destinatários. Esta ação foi ganhando maior dimensão e chegou também no Brasil. Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), não foi registrado nenhum caso de semente chinesa recebida apenas no Maranhão e no Amazonas.

O MAPA recomenda que todos que receberam as sementes, procurarem a secretaria de agricultura do seu município. Esse ponto é muito importante pelo fato dos pacotes conterem pragas quarentenárias que podem causar grandes prejuízos para a agricultura e para o meio ambiente.

Segundo a secretaria de defesa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estão presentes nas amostras de sementes, enviadas pela China, muitas bactérias, ácaros e fungos.

Nas análises laboratoriais feitas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, situado em Goiás, e que é referência no Brasil, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra, três diferentes fungos em 25 amostras, bactéria em duas amostras e pragas quarentenárias em quatro amostras.

Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes que não foram solicitadas e entregues no território brasileiro. Os pacotes foram enviados de quatro países da Ásia.

Conforme dados do governo, de 2019 para 2020, houve um aumento de, aproximadamente, 150% no número de apreensões de sementes na central de distribuições dos Correios em Curitiba. O que representa um crescimento de 2 mil para 5 mil apreensões por mês.

A recomendação para quem receber os pacotes da China com sementes é de encaminhá-los para uma unidade do MAPA ou Secretaria de Agricultura mais próxima. Além disso, o material não deve ser aberto ou manuseado, também é muito importante que sejam guardadas as embalagens originais, para facilitar o rastreio da origem.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções