Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Importância da Higienização de Coifas e Dutos

Importância da Higienização de Coifas e Dutos de Estabelecimentos Alimentícios!

A cozinha de restaurantes e demais empreendimentos da área da alimentação é um local que deve contar com cuidados minuciosos em relação à limpeza do ambiente, manipulação dos alimentos, ausência de vestígios de sujeira e, principalmente, higienização regular das coifas e dos dutos do sistema de exaustão, assunto que você acompanha com mais detalhes a seguir.

 

Qual o principal objetivo das coifas e dos dutos nos estabelecimentos alimentícios?

A coifa é um equipamento que tem como objetivo principal a retirada e a filtragem do ar e da fumaça que estão presentes no ambiente. Isso faz com que ela elimine gorduras e odores, auxiliando na conservação dos equipamentos.

A partir da sucção dos contaminantes e dos odores que estão no ar, a coifa filtra e manda para fora do ambiente o ar contaminado. Depois disso, ela traz ar fresco para o ambiente. Isso faz com que se tenha equilíbrio da temperatura e preservação da qualidade do ar.

Já os dutos são utilizados para conduzir os gases e os vapores, podendo ser fabricados em chapas de aço-carbono, aço inoxidável 430 ou aço galvanizado. É fundamental que junto às coifas sejam instalados os dutos, tendo em vista que a ventilação nas cozinhas comerciais tende a ser mais complicada. Por isso, o ar precisa seguir de maneira rápida e eficiente pelos dutos.

 

Quais os perigos das coifas e dos dutos sujos?

Quando o sistema de exaustão de um ambiente do ramo alimentício está com sujeiras, ele pode trazer diversos riscos e passivos para o estabelecimento, como:

Incêndios: os incêndios ocorrem quando, durante o uso do fogão, uma faísca ou chama entra em contato com o filtro engordurado. Mesmo que seja uma pequena faísca, ocorre a ignição.

– Riscos à saúde: no momento em que os dutos estão sujos, eles levam para os ambientes os mais diferentes tipos de materiais nocivos à saúde como: ácaros, fungos, bactérias, resíduos de insetos mortos, fibras de vidro, entre outros. Esses materiais acabam ocasionando doenças alérgicas e graves infecções, visto que o filtro do ar das coifas não está preparado para reter as micropartículas que causam mal à saúde.

Meio ambiente: as coifas e os dutos captam e filtram o ar antes de liberá-lo ao meio ambiente. O resfriamento do ar é feito por meio de serpentinas que fazem com que o ar perca a umidade. Em seguida, o ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador centrífugo de alta pressão. O problema é que, pelo fato de os dutos não serem limpos, a sujeira vai se acumulando dentro deles. Dessa forma, acarretando em poluição ao meio ambiente.

 

Evite riscos, conte com a Bioseta!

A manutenção das coifas e dos dutos se dá a partir da higienização que, além de manter o funcionamento eficiente, evita riscos e passivos como incêndios e contaminação dos alimentos. A higienização das coifas e dos dutos é extremamente importante pelo fato de remover toda a gordura que está nos filtros e nos dutos e  desobstruir a passagem do ar.

A Bioseta oferece o serviço de limpeza do sistema de coifas e exaustores, que visa, além da redução de riscos e passivos, o atendimento às condições higiênico-sanitárias previstas pela Portaria/ANVISA SVS nº 326 e Resolução – RDC/ANVISA SVS nº 216, quanto aos requisitos estabelecidos pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF’s).

Para fazer o planejamento da higienização das coifas e dos dutos do seu estabelecimento alimentício, conte com a experiência da Bioseta de mais de 30 anos em saúde ambiental. Clique AQUI e saiba como a nossa equipe pode auxiliar o seu empreendimento do ramo alimentício.

 

Fale com um dos nossos especialistas pelo e-mail comercial@bioseta.com.br ou pelo telefone (51) 3396-6161 e conte com a gente!

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções