Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

O que é e quais são os tipos de Tratamento Fitossanitário?

O que é Tratamento Fitossanitário?

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o tratamento fitossanitário é um procedimento especial para o controle de pragas quarentenárias e tem o objetivo de garantir a segurança de produtos vegetais e subprodutos de madeira.

Por determinação internacional, ele deve ser feito obrigatoriamente nas operações de exportação e importação de cargas com produtos vegetais e/ou derivados da madeira, a fim de evitar que as pragas quarentenárias de um local contaminem a região destinatária. Esse controle fitossanitário das embalagens de madeira deve ser feito apenas por empresas credenciadas pelo MAPA.

Quais são os tipos de Tratamento Fitossanitário?

A segurança da realização do tratamento fitossanitário com fins quarentenários está fixada na instrução normativa nº 32/2015, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e certificação do tratamento fitossanitário de embalagens ou peças de madeiras que vão acondicionar mercadorias de importação ou exportação.

Com isso, autoriza-se a realização de tratamentos fitossanitários como:

– Tratamento térmico: esse procedimento mantém as embalagens em estufas com alcance de uma temperatura mínima de 56ºC durante 30 minutos em todo o madeiramento, reduzindo a umidade do material e as condições para a proliferação de pragas quarentenárias;

– Incineração de embalagens de madeira: esse processo alternativo pode ser aplicado nas importações quando embalagens de madeira forem condenadas pelo MAPA por não atender a requisitos ou restrições da legislação nacional ou apresentar alguma outra inconformidade,  gerando um termo de ocorrência e, em seguida, um termo de compromisso com o importador. A incineração somente pode ser realizada por indicação da fiscalização do MAPA.

Fale com a Bioseta!

O tratamento fitossanitário é de extrema importância para minimizar problemas e reduzir passivos que venham a afetar a economia do país que recebeu madeiras infectadas.

Com todas as certificações em dia para atender à sua empresa, a Bioseta é líder na prestação de serviços nos segmentos de tratamento fitossanitário para importação e exportação, com mais de 30 anos de atuação.

Fale já com o comercial da Bioseta e deixe sua empresa nas mãos de quem entende do assunto.

Para contar com o serviço de tratamento térmico da Bioseta, basta entrar em contato com o time de vendas pelo e-mail comercial@bioseta.com.br ou pelos telefones (51) 3396-6161 ou (51) 99907-4105.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções