Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Precisa de um certificado fitossanitário? Tome cuidado com a falsificação.

Precisa de um certificado fitossanitário? Tome cuidado com a falsificação.

No dia 23/8, a Polícia Federal (PF) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizaram de forma conjunta a operação “Fitofake” em 5 empresas que falsificaram certificados fitossanitários para exportação de produtos alimentícios.

Com a ajuda dos órgãos internacionais, foram identificadas inconformidades que revelaram uma série de fraudes em certificados emitidos, aumentando o risco de contaminação e transporte de pragas entre países*.

 

 O que é e qual é a importância de emitir um certificado fitossanitário verdadeiro?

O certificado fitossanitário serve para garantir que um carregamento, normalmente de vegetais em superfícies de madeira, está de acordo com as normas de higienização de importação e exportação determinadas pelos órgãos legais brasileiros e internacionais, a fim de reduzir a proliferação de micro-organismos de um local para o outro.

Para poder emitir essa homologação, a empresa deve ser autorizada pela ANVISA e pelo MAPA após uma minuciosa análise estrutural e mercadológica.

 

Quais são os perigos de obter um certificado fitossanitário falso?

A falsificação de certificados fitossanitários é extremamente perigosa. Além do já citado transporte de vírus, bactérias e outros inimigos invisíveis, a empresa que não realizar o tratamento fitossanitário está sujeita a multa, acionamento judicial e outros problemas. A não emissão, ou a emissão de um certificado falso, também ocasiona em devolução de carga, que será arcada INTEGRALMENTE pelas empresas vendedora e compradora.

 

Precisa de tratamento fitossanitário DE VERDADE? Conte com a Bioseta!

A Bioseta é uma empresa HOMOLOGADA para realizar o tratamento fitossanitário e emitir o certificado a fim de que a sua empresa exporte e importe com segurança e sem surpresas indesejadas.

Para solicitar um orçamento, fale já com a nossa equipe de vendas:

e-mail: comercial@bioseta.com.br

telefone: (51) 99907-4155

 

* matéria obtida no link https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/empresas-falsificadoras-de-certificado-fitossanitario-sao-alvo-da-operacao-fitofake-do-mapa-e-pf

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções