Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Prejuízos causados pelos pombos nas empresas e indústrias

O aumento da área urbana e o desmatamento constante das áreas verdes faz com que as cidades acabem se tornando o habitat de vários animais, como os pombos que habitam os centros das cidades e estruturas de empresas, indústrias e locais abandonados. Esses animais, quando se alojam em empresas e indústrias, por exemplo, podem ocasionar danos gravíssimos nos empreendimentos.

Quais os principais prejuízos que os pombos causam nas empresas?

A presença de pombos é prejudicial tanto nos centros urbanos como nas empresas, uma vez que é comum que eles entrem em locais como as áreas de carga e descarga e nos telhados. Quanto aos prejuízos que esses animais trazem para os estabelecimentos, tem-se como principais os seguintes:

  • Péssimo aspecto visual e de higiene, devido aos dejetos que ficam espalhados no chão e nas estruturas;
  • Deslocamento e estrago de telhas;
  • Bloqueio de calhas;
  • Dificuldades na emissão de alvarás;
  • Inconformidades durante as inspeções de saúde sanitária;
  • Construção de ninhos que favorecem a reprodução e permanência de pombos;
  • Corrosão dos materiais de construção utilizados nas instalações, e dos utilizados para as atividades laborais, uma vez que as fezes são muito ácidas e capazes de estragar todo o tipo de material;
  • Contaminações graves em indústrias farmacêuticas e de alimentos;
  • Doença do pombo;
  • Problemas respiratórios em funcionários, além de outras doenças que podem ser consideradas ocupacionais, gerando passivos.

Por serem portadores de pulgas, ácaros, carrapatos, piolhos e outros insetos, os pombos também podem representar sério risco para a saúde dos colaboradores, o que pode resultar em problemas trabalhistas devido à insalubridade do ambiente, além de casos de óbito em decorrência da doença do pombo. Desse modo, é essencial que sejam adotadas medidas de controle de pombos para garantir o afastamento desses animais.

Como é possível evitar a presença de pombos nas empresas?

Assim como os humanos, os pombos precisam de três fatores para sobreviver: água, alimento e abrigo. Diante disso, é comum e natural que eles vivam próximo dos locais que forneçam condições de sobrevivência, seja nas frestas, sótãos, porões, ou até mesmo nos restos de comidas que estão em sacos de lixo mal fechados.

Para os locais de grande porte como as empresas, uma alternativa é optar pelo sistema de repelência eletromagnética de pombos.  Esse sistema gera um campo eletromagnético sentido apenas no animal fazendo com que eles se afastem do local infestado.

A repelência eletromagnética espanta e afugenta os pombos, não utiliza nenhum tipo de veneno, não tem cheiro e não é prejudicial aos seres humanos e animais domésticos. Além disso, o sistema não emite ruídos sonoros perturbadores e não interfere nos sistemas de comunicação e redes Wi-Fi.

De maneira geral, uma das principais alternativas para evitar casos de infestação de pombos é não ofertar alimentos aos animais. Pelo fato deles apresentarem excelente estratégia de adaptação, resultado do processo de seleção natural, que faz com que eles retornem para os locais, o que não acontece nos casos em que se tem a aplicação de soluções mais eficazes como a repelência eletromagnética. 

Quer conhecer a eficácia de outros métodos utilizados para repelir pombos? Clique AQUI e faça o download gratuito do nosso e-book “Repelência de pombos: Conheça os principais métodos”.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções