Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Salmonella pode ser transmitida por pombos

Os animais domésticos são animais que, apesar de conviverem harmoniosamente com os humanos, podem trazer prejuízos estruturais, além de representarem risco à saúde pública. Exemplo disso são as diversas aves que têm papel na contaminação de fontes de água potável e culturas agrícolas. Dessa forma, podem transmitir agentes infecciosos para o homem e para outros animais.

Quais espécies de animais domésticos são mais prejudiciais para a saúde?

No que diz respeito às espécies de animais domésticos, que são mais prejudiciais à saúde, temos os pombos como principal ameaça. Essas aves são consideradas um reservatório de pelo menos 70 diferentes tipos de micro-organismos patogênicos para os humanos. Dentre elas, destaca-se a Salmonella enterica sorovar Typhimurium que já foi responsável por surtos em vários países.

Uma das espécies de pombos que é mais prejudicial à saúde é o Columba livia (pombo doméstico) uma das 50 espécies pertencentes ao gênero Columba. Essa ave é originária dos países mediterrâneos, das costas e falésias da Europa, Norte da África e da Ásia. Estima-se que a domesticação desses pombos se deu há cerca de 5 mil anos no Mediterrâneo Oriental. Em seguida sendo então introduzida nas Américas do Norte, Central e do Sul, além de toda a Europa.

Por serem animais que se adaptam facilmente à vida em sociedade, os pombos costumam frequentar os ambientes onde encontram fácil alimentação e abrigo. Muitas pessoas têm o hábito de alimentá-los, o que faz com que a população de pombos aumente cada vez mais.

O grande ponto negativo da presença dos pombos na sociedade é o fato deles serem uma espécie de reservatório de micro-organismos patogênicos para o homem, como é o caso da Salmonella ssp, agente responsável por desencadear surtos de infecção alimentar nos mais diferentes países do mundo.

Os pombos e a Salmonella

Essa disseminação dos pombos por Salmonella sp. pode vir a acontecer pela via horizontal, por meio das fezes dos animais, as quais, após o seu ressacamento, produzem um patógeno com capacidade de infectar o homem por meio de inalação.

Os casos de Salmonella sp. por pombos já foram ocorrências em diversos países do mundo como em Copenhagen, com a infecção de um homem causada após a inalação do patógeno presente nas fezes dos pombos, além dos inúmeros surtos de infecção alimentar humana desde a década de 1960, na Bélgica, no Japão, na Croácia, em Trinidade e também em Barcelona.

Na Espanha, por exemplo, em Grã Canária, foi relatado um surto de Salmonella kottbus pela ingestão de água potável contaminada. A água que contaminou inúmeras pessoas era produzida e envazada em uma fábrica local que, em suas proximidades, foi constada a presença de Salmonella spp. Dessa forma, é sugerido que as aves podem ter sido responsáveis pela contaminação da fonte de água.

Como é possível afastar os pombos dos locais?

Por serem animais adaptados para viverem nas cidades, a presença de pombos nos locais é muito comum. No entanto, eles podem trazer graves problemas para a saúde, infecções e prejuízos estruturais, visto que as fezes desses animais costumam ser muito ácida e corroer as estruturas.

Para que os pombos possam ser afastados de maneira ecológica, uma solução é o investimento na repelência eletromagnética dos pombos, um sistema totalmente tecnológico e que afugenta os pombos sem matá-los.

A repelência eletromagnética funciona a partir da instalação de um sistema acomodado sobre o telhado ou sobre uma estrutura metálica. Os capacitadores são interligados por meio de um fio inoxidável e um reator que gera e emite um campo eletromagnético pulsante, o qual é sentido apenas no pombo. Essa pulsação faz com que os animais se afastem do local infestado.

O sistema LH-120, utilizado na repelência dos pombos, não possui vida útil pré-determinada, se o reator estiver funcionando e a instalação estiver correta, os animais são repelidos, independente do tempo em que o sistema foi instalado no ambiente.

Conte com a expertise da Bioseta de mais de 30 anos em saúde ambiental e afaste os pombos dos locais com segurança, proteção e responsabilidade! Clique aqui e converse com a nossa equipe.

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções