Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Aparelhos de ar-condicionado e o surto de Coronavírus

Pesquisadores e cientistas do mundo todo têm buscado soluções para evitar o aumento no número de contágios do novo Coronavírus, que já vitimou mais de 300 mil pessoas. Em meio a tantos estudos, testes e pesquisas, uma das hipóteses levantadas indica que o aparelho de ar-condicionado pode ter sido um dos responsáveis por espalhar a Covid-19. Continue a leitura e saiba mais!

Um restaurante localizado na cidade de Guangzhou, na China, é objeto de estudo da hipótese levantada por pesquisadores de que o aparelho de ar-condicionado do ambiente é o responsável por contaminar clientes que estiveram jantando no local nos últimos meses. Acredita-se que o fluxo de ar contribuiu para espalhar gotículas respiratórias pelo restaurante, que não possui janelas para circulação do ar.

No Brasil, a Associação Brasileira de Ar-Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento (Abrava) posicionou-se sobre o surto de Coronavírus no que diz respeito à utilização de aparelhos de ar-condicionado e a importância da manutenção do sistema de climatização. 

A relação do Coronavírus e o aparelho de ar-condicionado está no fato de que, quando os ambientes não possuem ventilação ou estão com a manutenção inadequada dos equipamentos, eles se tornam lugares insalubres, além de serem altamente prejudiciais à saúde e à produtividade.

De acordo com o texto publicado no site da ABRAVA, para evitar que o aparelho de ar-condicionado seja um fator de propagação da Covid-19, é muito importante que o equipamento esteja com a sanitização em dia e o ambiente em que ele esteja instalado conte com o Plano de Operação, Manutenção e Controle (PMOC) aprovado no ano de 2018.

O PMOC apresenta os parâmetros ideais para a qualidade do ar, conforme a resolução do Ministério da Saúde – ANVISA, a RE – 09/2003, que mostra os níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil detecção como o índice de CO2 e a quantidade de fungos. 

Conte com a nossa experiência de mais de 30 anos em saúde ambiental e invista na sanitização de ar-condicionado residenciais e empresariais: procedimento capaz de eliminar micro-organismos vivos como os fungos, os ácaros e as bactérias que contaminam o equipamento e os ambientes.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento personalizado!

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções