Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

Como fazer a limpeza do ar-condicionado

Ele está tão presente em nossas vidas, que, às vezes, só damos atenção quando temos algum problema: o ar-condicionado.

Então, para ajudá-lo a manter a limpeza dele em dia e garantir maior qualidade do ar interior, nós vamos mostrar a você o passo a passo de como fazer a limpeza do ar-condicionado.

Como funciona o ar-condicionado?

De maneira bem simples: o ar-condicionado pega o ar externo, passa-o pelo evaporador e serpentina, resfria-o e depois joga esse ar resfriado dentro do ambiente interno. Basicamente é o mesmo sistema das geladeiras.

Por que limpar o ar-condicionado?

Existem duas razões principais: saúde e economia. Quando você não faz a limpeza, fungos, bactérias, vírus e outras sujidades se acumulam nos filtros do ar-condicionado.  Então, quando você liga o aparelho, ele se torna um propagador de toda essa contaminação. E se o ambiente tiver pouca ou nenhuma ventilação natural, o ciclo de ar contaminado só aumenta. Além disso, renites, sinusites (e tantas outras “ites”) se tornam mais agressivas devido à contaminação do ar.

Em situações como a Pandemia da COVID-19, a gravidade desse tipo de situação é ainda maior. Temos um e-book aqui, explicando se pode ou não usar o ar-condicionado durante a pandemia.

Aliás, sabia que existe um plano para ajudar a manter em dia a limpeza do ar-condicionado? Se chama PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle e você pode saber mais sobre ele AQUI.

Já na parte econômica, manter a limpeza em dia ajuda o ar-condicionado a trabalhar melhor, pois o compressor precisa fazer menos esforço para resfriar o ar, ou seja, menor uso de energia. As peças também aumentam a vida útil dele, uma vez que você evita entupimento e obstrução. Isso reduz custo com reposição e manutenção técnica.

Quais produtos usar para limpar o ar-condicionado?

Embora se fale bastante em kit de limpeza de ar-condicionado, com um pano úmido, água e sabão, você consegue resolver a maior parte das situações.

Passo a Passo para limpar o ar-condicionado:

Primeiro desligue o aparelho da tomada. Aliás, sempre que for mexer em aparelhos ligados à tomada, faça o mesmo procedimento.

  • Limpeza da unidade interna

Com pano úmido e sabão neutro, basta limpar todo o aparelho. Uma atenção especial à parte superior, pois é onde fica a entrada de ar e acaba sujando com mais intensidade.

  • Limpeza dos filtros

Abra a tampa frontal e regule para que ela fique posicionada como fosse o capô de um carro (a tampa tem um braço articulado que permite a mesma funcionalidade).

Nos filtros, você verá que eles têm pequenos engates, basta desencaixá-los com cuidado e remover. Depois lave em água corrente.

Dica importante: use apenas água corrente, detergente neutro e uma esponja macia para a lavagem. Passar escova, produtos químicos ou outros tipos de materiais pode (e provavelmente irá) danificar o filtro.

Deixe secar na sombra e depois encaixe novamente. Pronto! A limpeza básica do seu ar-condicionado está feita.

Você deve ter reparado, quando abriu a tampa frontal, que algumas áreas permanecem sujas. Nessa parte, recomendamos que você chame um técnico, pois além de mais difícil de remover, essas partes possuem componentes sensíveis que podem ser facilmente danificados.

Limpeza de ar-condicionado é a mesma que higienização de ar-condicionado?

Não, e vamos explicar o motivo. A limpeza que você realizou é considerada básica, pois seu foco foi apenas filtros e parte externa da unidade interna do aparelho.

Já na higienização, é feito um processo completo para eliminação de vírus, bactérias e fungos, inclusive aqueles que estão alojados em diferentes partes do equipamento ou que nem a limpeza do filtro conseguiu eliminar. Nessa hora, é importante chamar um profissional especializado, pois é a segurança e a saúde das pessoas que se encontram no ambiente que estão em risco.

Quer saber mais? Fale conosco!
(51) 3396-6161
comercial@bioseta.com.br

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções