Blog Fique por dentro de tudo o que acontece na Bioseta.

“Uso de máscara caseira é eficaz” | Real ou Fake?

Não é fake news, é real! O uso obrigatório de máscaras de proteção está entre os esforços para conter a epidemia de Coronavírus. Prefeitos de diversas cidades brasileiras estão publicando decretos em que obrigam ou recomendam todos os cidadãos a usar máscaras em ambientes públicos. Em algumas cidades há inclusive a indicação de que o descumprimento poderá tipificar crime, com pena de detenção, de um mês a um ano, mais multa.

A medida segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde, que passou a recomendar o uso do acessório, até mesmo as versões caseiras, para quem não tem sintomas da Covid-19, por isso, elas devem, obrigatoriamente, cobrir, no mínimo, o nariz e a boca.

Como fazer sua máscara caseira reutilizável (lavável) ou descartável 👇:

📄 Gabarito para máscara tamanhos P-M-G [PDF]
📄 Guia passo-a-passo para confecção de máscara com costura e elástico [PDF]
🎥 Precisa de uma máscara descartável urgente?! Faça em menos um minuto [VÍDEO ABAIXO]

Qual a melhor escolha: máscaras de algodão ou TNT?

Muita gente ainda se pergunta qual o melhor tecido para a confecção de máscaras caseiras, uma vez que as máscaras de produção industrial do tipo N95 devem ser utilizadas pelos profissionais nos serviços de saúde para proteção individual.

Uma nota técnica do Ministério da Saúde recomenda quatro, exatamente nesta ordem de capacidade de filtragem de partículas virais:

  • 1º – fronhas de tecido antimicrobiano;
  • 2º – algodão (como camisetas 100% algodão);
  • 3º – cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%);
  • 4º – tecido de saco de aspirador.

À frente de pesquisas sobre tipos de máscaras na Universidade de São Paulo (USP), Linamara Rizzo Battistella, professora da Faculdade de Medicina da instituição, atesta a vantagem do uso do tecido algodão para a confecção de máscaras caseiras. Isso porque, além de existir no guarda-roupa de quase todo brasileiro, esse tecido teve bom resultado nos testes de filtragem realizados por grupos multidisciplinares.

“O algodão oferece um nível de 65% de proteção. Quando eu uso a máscara, do aerossol que eu libero falando, passa apenas 35%. Assim, reduz bastante o risco de contaminação.”

Ela sugere que as pessoas se desfaçam daquela fronha velha, lençol ou camiseta (é importante que a máscara seja, pelo menos, dupla face). Dessa forma, quanto mais fibra natural tiver o tecido, mais agradável será ao toque.

Nos testes da USP, o TNT, material das máscaras cirúrgicas, é o que apresentou a melhor proteção, de 97% com folha dupla. Ele também tem bom resultado com relação à umidificação da máscara, uma vez que repele a água.

A desvantagem é que esse tipo de material, o TNT, não pode ser reaproveitado: diferentemente da máscara de algodão, que a pessoa deve deixar de molho e lavar, a de TNT precisa ser descartada após o uso.

Algumas “descobertas” dos brasileiros, de colocar uma folha de TNT ou um filtro de café dentro da máscara de tecido, lembrando de descartar o complemento após cada uso, são chanceladas pela especialista.

Precisa fazer a sua máscara descartável com urgência?

É possível fazer em menos de 1 minuto, siga as instruções da Pediatra Ana Escobar.

 

Fontes:
https://news.un.org/pt/story/2020/04/1709712
https://portal.fiocruz.br/pergunta/utilizacao-das-mascaras-e-recomendada-para-evitar-o-coronavirus
https://www.unifor.br/-/veja-como-fazer-uma-mascara-de-pano-para-se-proteger-do-coronavirus
https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/04/quais-os-melhores-tecidos-para-a-confeccao-de-mascaras-caseiras.html

ver todas as postagens

Seu negócio precisa
de um time de especialistas

Conheça nossas soluções